Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/storage/5/b3/16/joaoxxiii/public_html/3315.1685/_bin/config.php on line 20
 

Releitura

A proposta, ora denominada Releitura  tem como foco prioritário a  Promoção, proteção, defesa e atendimento dos direitos da criança e do adolescente  e diz respeito não só a contribuição para incentivo ao interesse pela escola, mas na ampliação dos conceitos de cidadania, práticas e atitudes de solidariedade e empatia e releitura da vida, do cotidiano e das relações interpessoais. Visando incentivar a curiosidade, o interesse e o prazer de estudar, o projeto tem a intenção de abordar conteúdos pedagógicos de forma simples, atraente e de  forma prática.

 O Instituto oferecerá aulas de judô para crianças e adolescentes duas vezes na semana no período vespertino com intuito de promover releitura de conceitos e práticas de cidadania no cotidiano e através dos encontros pedagógicos, busca-se promover também o desenvolvimento de habilidades cognitivas integradas com as habilidades motoras já trabalhadas pelo esporte, resultando assim na permanência escolar. Os participantes vivenciarão os encontros pedagógicos durante 1 hora seguida da prática do judô, fechando assim o ciclo de desenvolvimento de habilidades intelectuais e motoras.  Para a  comunidade em geral serão oferecidas mostras culturais, atividades esportivas e de lazer na rua e o ponto do livro. 

Identificamos que no território de abrangência não existem espaços atrativos que potencializem a permanencia escolar. Os bairros são localizados em morros, com acesso às residências através de escadarias, ladeiras e vielas, predominância de moradias populares, sendo que os serviços públicos como coleta de lixo, transporte público e espaços de esporte e lazer não atendem de modo adequado a população pela característica acidentada da geografia do local. Quanto a dados populacionais, a Pré-Conferência Municipal de Assistência Social no ano de 2013 apresentou em seu levantamento de dados  que dos residentes de 0 a 14 anos da Grande Maruipe/Vitória, 36,26% residem em Itararé e 38,34% em  Consolação, sendo a maior parcela da população local. Entre público de 15 a 18 anos os residentes são   11,04% em Itararé e 10,85% em Consolação. A renda familiar predominante é de um a dois salários mínimos, com escolaridade de ensino fundamental e médio incompletos. Através de dados da Secretaria Municipal de Educação levantou-se o quantitativo de 10.679 crianças e adolescentes matriculados no ensino fundamental da  regi

Temos como parceiros consolidados os diversos equipamentos participantes da Rede de Assistência Social, composto por escolas, unidades de saúde, centros de referência de assistência social, Ongs, entre outros. O presente projeto foi apreciado e aprovado pelo Conselho Municipal dos Diretos da Criança e do Adolescente (Concav) e cronograma será adequado quando da data do recebimento do recurso em conta corrente. 

 

DETALHAMENTO METODOLÓGICO

Objetivo Geral: Contribuir para resignificar a importância da escola e  inspirar boas relações comunitárias.     

Etapas

Objetivos específicos

Ações

 

01

 

 

Realizar encontros pedagógicos e atendimento social

Atendimento social para crianças e adolescentes e seus familiares

Encontros pedagógicos

Realização de mostra cultural

Visitas Técnicas

 

02

 

Realizar práticas esportivas

Realização de aulas de judô

Realização do monitoramento físico

 

03

 

Promover integração comunitária

 

Realização de Ponto do Livro

Realização de atividades esportivas na comunidade

Valor investido atraés do FIA: R$ 98.559,48.

 

 

Outros projetos


 APRESENTAÇÃO

 Orquestra de Violinos

 Releitura

© 2012 - Instituto João XXIII
Rua Professora An�zia Correa Rocha, 131, Consolação, Vitória - ES, CEP 29045-480
Telefax: (27) 3315.1685

Redes sociais