APRESENTAÇÃO

O Instituto João XIII acredita numa Educação promotora de igualdade, capaz de estimular  as pessoas a acreditarem que estas podem ser responsáveis pelo seu crescimento e serem autoras de suas próprias histórias. Uma educação que englobe todos os processos que levem as pessoas, desde a infância até ao fim da vida, a um conhecimento dinâmico do mundo, dos outros e de si mesmas, combinando de maneira flexível quatro aprendizagens fundamentais:

Aprender a conhecer: Adquirir os instrumentos da compreensão;
 
Aprender a fazer: Para poder agir sobre o meio envolvente;
 
Aprender a viver juntos: A fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas;
 
Aprender a ser: Via essencial que integra as três precedentes.
 
 
Primamos pela qualidade dos serviços ofertados através da excelência da equipe e disseminação constante de  valores humanos: Verdade, Retidão, Paz, Amor, Não-Violência. 
 
Para realizarmos um atendimento mais integral  também contamos com o trabalho do serviço social e psicologia que realizam acompanhamento individual e atendimento familiar, quando necessário.  Também contamos com a Pedagoga que acompanha o desempenho do educando na instituição e na escola.
 
Trabalhando por meio de oficinas o Instituto João XXIII pretende contribuir nesse processo educativo e utilizar cada linguagem artística e atividades sócio-interativas para  canalizar as habilidades e competências que contribuem para o desenvolvimento cognitivo- lingüístico, psicomotor e afetivo-social.

No desenvolvimento cognitivo-linguístico as muitas oportunidades de experiências no seu dia a dia, a grande riqueza de estímulos que elas recebem melhora seu desenvolvimento intelectual. Nesse sentido, as experiências com a literatura, a poesia, a música, o teatro e o jogo de xadrez permitem uma participação ativa, favorecem o desenvolvimento dos sentidos. Ao trabalhar com os sons elas desenvolvem a acuidade auditiva; ao produzir gestos elas estão trabalhando a coordenação motora, a atenção e a criatividade; ao cantar ou imitar sons elas estão descobrindo suas capacidades e estabelecendo relações com o ambiente em que vivem e desenvolvendo estratégias para a vida.

Desenvolvimento psicomotor é oriundo das atividades educativas que aprimoram a habilidade motora, que auxiliam no desenvolvimento e controle muscular e no estimulo dos movimentos. O ritmo tem um papel importante na formação e equilíbrio do sistema nervoso. Isto porque toda expressão musical e corporal ativa age sobre a mente, favorecendo a descarga emocional, a reação motora, aliviando as tensões. Qualquer movimento adaptado a um ritmo é resultado de um conjunto completo (e complexo) de atividades coordenadas. Por isso atividades como cantar fazendo gestos, dançar, são experiências importantes, pois elas permitem que se desenvolva o senso rítmico, a coordenação motora e consequentemente o desenvolvimento corporal.

Já o desenvolvimento sócio-afetivo acontece pelo fortalecimento e formação da identidade do educando. As atividades educativas ajudam o educando a perceber que ele é diferente dos outros e ao mesmo tempo esta diferença é a riqueza de uma coletividade e elemento integrador do grupo. As atividades de teatro, artes plásticas e os jogos de cooperação favorecem o desenvolvimento da socialização, estimulando a compreensão, a participação. Dessa forma o educando vai desenvolvendo o conceito de grupo. Além disso, ao expressar-se musicalmente em atividades que lhe dêem prazer, ele demonstra seus sentimentos, libera suas emoções, desenvolvendo um sentimento de segurança e auto-realização. 

 

 

Outros projetos


 APRESENTAÇÃO

 Crescer com Esporte

 Crescer com Arte

© 2012 - Instituto João XXIII
Rua Professora An�zia Correa Rocha, 131, Consolação, Vitória - ES, CEP 29045-480
Telefax: (27) 3315.1685

Redes sociais