Orquestra de Violinos

 O Instituto João XXIII desenvolve ações de proteção social básica que tem como objetivos prevenir situações de risco através do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários (PNAS). Destina-se à população que vive em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação (ausência de renda, precário ou nulo acesso aos serviços públicos, dentre outros) e, ou, fragilização de vínculos afetivos - relacionais e de pertencimento social (discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiências, dentre outras).

As violações apresentadas no público alvo do projeto estão no eixo do desenvolvimento pessoal e social, tendo como política prioritária a assistência. As ameaças presentes são com relação às diversas questões sociais, entre elas, o alto índice de desemprego, situações de riscos e vulnerabilidades (como a presença do tráfico de drogas no território) e a ausência de espaços de lazer, educação e cultura que impedem o convívio social.

Os bairros onde a instituição atua são localizados em morros, com acesso às residências através de escadarias, ladeiras e vielas, predominância de moradias populares, sendo que os serviços públicos como coleta de lixo, transporte público e espaços de esporte e lazer não atendem de modo adequado a população pela característica acidentada da geografia do local.

Quanto a dados populacionais, a Pré-Conferência Municipal de Assistência Social no ano de 2013 apresentou em seu levantamento de dados  que dos residentes de 0 a 14 anos da Grande Maruipe/Vitória, 36,26% residem na região de Itararé e 38,34% em  Consolação, sendo a maior parcela da população local. Entre público de 15 a 18 anos os residentes são   11,04% em Itararé e 10,85% em Consolação. A renda familiar predominante é de um a dois salários mínimos, com escolaridade de ensino fundamental e médio incompletos. Através de dados da Secretaria Municipal de Educação levantou-se o quantitativo de 10.679 crianças e adolescentes matriculados no ensino fundamental da  região.

Ao longo dos anos de atuação da instituição no território, observou-se que as relações interpessoais refletem uma cultura de violência e não de convivência.  Deste modo o Instituto João XXIII trabalha com ações de prevenção que estimulam a reflexão sobre essa cultura de indiferença e desvalorização.

O Projeto Orquestra de Violino oferecerá aulas de violino para 40 crianças e adolescentes duas vezes na semana no período vespertino juntamente com aulas de musicalização buscando promover também o desenvolvimento de habilidades cognitivas.  Destes, 10 educandos  que se destacarem no desenvolvimento do instrumento e mostrarem interesse, participarão da orquestra de violino. Serão realizadas várias apresentações para familiares e para a comunidade em geral, através de saraus e participação em eventos, quando convidados.      

Esse projeto foi elaborado junto com educandos de violino e educadora que viram necessidade de potencializar educandos que mostram interesse e talento para continuar sua formação na área de música e têm interesse em passar na FAMES.

  Temos como parceiros consolidados os diversos equipamentos participantes da Rede de Assistência Social, composto por escolas, unidades de saúde, centros de referência de assistência social, Ongs, entre outros. Destacamos a parceria da Secretaria Estadual de Cultura, através do Maestro da OSES que disponibiliza 01 camarote quinzenalmente para que nossos educandos vivenciem os concertos. O presente projeto foi apreciado e aprovado pelo Conselho Municipal dos Diretos da Criança e do Adolescente (Concav) e cronograma de execução foi alterado para inicio em fevereiro/2018, pois caso as atividades tenham inicio no final do ano corrente não conseguiremos acompanhar os  indicadores pois os educandos mudam de um ano para o outro e resultados serão prejudicados. 

 

DETALHAMENTO METODOLÓGICO

Objetivo Geral: Estimular o desenvolvimento mental e social de crianças e adolescentes através da música.

 

Etapas

Objetivos específicos

Ações

 

01

 

Desenvolver ações na área de música

 

Atendimento social para crianças e adolescentes (observação técnica ou demanda espontânea)

Aulas de violino e musicalização

Relatórios de monitoramento quadrimestral

 

02

 

Integrar  educandos na orquestra de violinos.

Realização de aulas de aperfeiçoamento musical das técnicas dos educandos

Realização de apresentações internas e externas

 

03

 

Promover convivência familiar

 

Realização de atendimento individual e familiar

Realização de  saraus

Realização  de reuniões com familiares

Valor investido através do FIA: R$ 92.637,98

 

 

Outros projetos


 APRESENTAÇÃO

 Orquestra de Violinos

 Releitura

© 2012 - Instituto João XXIII
Rua Professora An�zia Correa Rocha, 131, Consolação, Vitória - ES, CEP 29045-480
Telefax: (27) 3315.1685

Redes sociais