Histórico

     

 O Instituto JOÃO XXIII foi fundado em 04/07/1999 por iniciativa do Dr. José Osvaldo Bergi e sua esposa, Norozeti Z. Giuberti Bergi e  demais colaboradores lançaram as bases do ideal da Entidade: um projeto social que conclamava as pessoas de boa vontade para a formação de valores morais, éticos e de cidadania, o ensino profissionalizante, a educação musical e as expressões da solidariedade.

De 1999 a 2004, o Instituto apoiou financeiramente outros projetos sociais. Em setembro de 2003, teve início o projeto CRESCER COM ARTE, desenvolvido no bairro Itararé, onde foi instalada a sede social. No final daquele ano, o Coral Arco íris, realizaria sua primeira apresentação, participando do Segundo Encontro Ecumênico de Corais na Igreja Santa Rita, tendo sido inesquecível a sua apresentação.
 
Em 2004, teve início uma parceria com a ArcelorMittal Tubarão e, obtivemos o reconhecimento de Utilidade Pública Municipal, no ano seguinte, obtivemos o reconhecimento de Utilidade Pública Federal e, em 2007, o de Utilidade Pública Federal. A parceria com a Arcelor prevaleceu até Dez/2014. 
 
Em 2010, entrou em funcionamento a nova sede do INSTITUTO JOÃO XXIII, no bairro Consolação, com espaço expressivo, salas equipadas, quadra poliesportiva, um ambiente moderno, confortável e educativo. Esse ano, também foi marcado pelo início de mais uma parceria, desta vez, com a PETROBRAS.
 
Em abril de 2011, faleceu o fundador e Presidente da Instituição – Dr. José Osvaldo Bergi e, novos desafios se colocaram para toda a equipe e Diretoria.
 
No final de 2011 a instituição foi agraciada com o Prêmio Dom Luiz Gonzaga pelo Governo do Estado do Espirito Santo e foi semifinalista no prêmio ITAÚ-UNICEF. O ano de 2012 se mostrou desafiante e rico, com inclusão de oficina de audiovisual para adolescentes, vários eventos com familiares e comunidade, lançamento do 1º livro “Manual de Jogos Recicláveis”, eleição de nova diretoria onde assumiu a presidência a Srta. Adriana Bergi. A partir de 2014 iniciamos participação no Programa de Organizações Sociais, da Fundação Dom Cabral que objetiva melhorar a gestão institucional. 
 
Novos desafios estão se colocando a cada dia e todos os envolvidos na construção de um futuro melhor estão empenhados em dar sua contribuição neste espaço onde Sonhar é possível.
 
 
 

Veja também


 Institucional

    Histórico

    Missão, Visão e Valores

    Fundadores

    Princípios

    Finalidade

    Publico-alvo

    Estrutura Física

    Governança

    Registros

    Atos oficiais

© 2012 - Instituto João XXIII
Rua Professora Anízia Correa Rocha, 131, Consolação, Vitória - ES, CEP 29045-480
Telefax: (27) 3315.1685

Redes sociais